EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

5 desafios que você vai encontrar ao entrar na carreira S/4HANA

Eu vou falar para vocês dos cinco maiores desafios que um profissional do SAP vai encontrar ao entrar na carreira S/4HANA. Sabemos das grandes vantagens que possuímos ao atuar na mais nova versáo do sistema, porém pouco se sabe qual é o preço que temos que pagar.

Novas Configurações

Você vai ter que aprender primeiramente novas configurações. Alguns módulos como o Finance tem mais novas configurações em relação a outros componente, mas independente da sua área de atuação sempre tem um ponto a mais para você conhecer adicionalmente. Sempre tem uma configuração melhorada ou característica.

Nova Experiência de usuário FIORI

Fiori é uma experiência de usuário novinha em folha. Temos dentro do Fiori dois tipos de aplicativos, aplicativos SAPGUI, que são identicos às transações anteriores, e os aplicativos SAP UI5 com uma característica toda redesenhada onde você vai ter que reaprender a mexer no aplicativo. A estrutura e o desenho da tela são outros e você tem que adquirir dinâmica e passar a mexer no Fiori daqui pra frente.

Melhorias nas transações SAPGUI

Existe um aperfeiçoamento de transações existentes no SAP S/4HANA on premise, onde o SAPGUI é acessado assim como o FIORI para rodar as soluções. Estas Transações também estão aperfeiçoadas com novas funcionalidades. Também existem novas transações como novas tarefas. Até mesmo transações que foram descontinuadas e encontra-se obsoletas. E esse esse é um trabalho que teremos dentro de uma realidade de projeto.

Nova Metodologia de Projeto

A nova metodologia de projetos, SAP Activate, você possui algumas etapas adicionais com o conhecimento Best Pratics, Scrum e Sprints. Você vai ter que ter um bom conhecimento para ter noção e cumprimento das suas entregas durante o projeto.

Melhoria nos perfís profissionais

A melhoria dos perfis profissionais terão que possuir algo que vai além da parte técnica do compoenente ou módulo que você conhece. Tudo tem a ver na capacidade de lidar com os desafios. Lidar com as pessoas da equipe de projetos, do cliente e da gestão. Os profissionais passarão a serem mais exigidos em montagem de treinamentos em workshops. Você vai ter que ter poder de convencimento e para isso precisará conhecer bem a solução SAP Standard definda no Best Practices. A capacidade de treinamento e passagem de conhecimento de uma maneira adequada é um conhecimento que você vai ter que possuir dentro da perspectiva de consultor. Na condição de usuário ou de gestor você também não vai fugir muito disso. Vai ter que ter a capacidade de entender seu processo de negócio dentro do sistema. Isso é um novo nível de exigência a gente tá tendo no mercado com vários impactos dentro dos grandes projetos.

Saiba mais sobre metodologias e soluções do S/4HANA nos links abaixo:

12 aulas com 15 horas de treinamento gratuito.

7 aulas com 10 horas de treinamento gratuito.

Não deixe de assistir o vídeo com os comentários completos deste assunto.

Até o próximo blog.