EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Importância do iRPA na automação dos processos do S/4HANA com o RISE

Olá pessoal, o objetivo deste blog é contribuir com a melhoria da qualidade na implantação do S/4HANA através de soluções atendam melhor os clientes e as supram as necessidades de melhoria dos processos de negócio.

Serão discutidos aqui:

  • Problemas nas implantações do S/4HANA
  • Overview do RISE with SAP
  • Intelligent RPA na automação dos processos e eliminação de esforço repetitivo
  • Demonstração do iRPA com ganho nos processos.

Problemas nas implantações do S/4HANA

Muitos clientes têm dificuldades um obter conhecimento para as novas soluções SAP. As inovações tecnológicas no mundo atual acontecem com muita frequência e velocidade, portanto o processo de capacitação de seus colaboradores tem que seguir na mesma proporção e urgência. Mas como uma empresa pode dar um Salto para a tecnologia digital adotando sistemas e soluções de ponta tendo como impacto o conhecimento técnico das soluções? Essa é uma das razões que torna o RISE with SAP um agregador no processo de migração para o S/4HANA nos clientes. Além de resolver problemas nos processos de negócio com muitas perdas por falhas no processo, e grande esforço na realização de tarefas recorrentes e diárias, muitas empresas apresentam grandes problemas para realização dos seus fechamentos contábeis e apuração de resultados. A simples implantação de um novo sistema não resolve integralmente problemas de processos de negócio. Sem dúvida nenhuma para que as empresas hoje em dia adotem a melhor tecnologia do mundo digital, com capacitação e conhecimentos necessários, partem da adopção do sistema S/4HANA e uma metodologia de implantação inovadora.

Overview do RISE

Business Process Intelligence

Está fase é responsável pela análise dos processos de negócio onde serão relatadas todas as oportunidades de automação para a implantação das ferramentas de inteligência artificial, Robot Process Automation e Machine Learning. Dessa forma o ganho da empresa com a eliminação de processos repetitivos e falhas humanas é exponencial

Tools & services

Verifica tudo o que diz respeito à migração técnica onde ferramentas de análises sistêmicas, como SAP Readiness Check e Custom Code Analyser, que farão uma leitura e transporte dos códigos e programas existentes no sistema atual onde também serão apontados correções e melhorias dentro do processo de conversão para o S/4HANA.

Infraestrucure & Operations

A infraestrutura e operações na nuvem representa uma avanço tecnológico para a empresa com redução drástica do custo de sustentação. com o banco de dados na nuvem da SAP a empresa poderá focar suas operações de TI em outras atividades importantes.

SAP Business Technology Platform

Com o BTP os clientes poderão aperfeiçoar os processos da empresa através de interfaces de execução de tarefas (Chatbots), automações de processos manuais com iRPA e a modernização das aplicações com novos desenvolvimentos é customizações dentro do FIORI.

One Business Network

Este pacote oferece uma integração única de soluções SAP para a conversão do S/4HANA. Temos o SAP Starter Pack que inclui 3 produtos SAP na mesma licença do RISE com créditos para sua utilização.

O ARIBA network realiza integração eletrônica com fornecedores, ordem de compra confirma ações e faturas. melhorias na precisão de compras e tempos dos ciclos. incluindo o acesso móvel para fornecedores.

A rede de inteligência de ativos é uma integração eletrônica independente do fornecedor com conexão com fabricantes, fornecedores de serviços e operadores para gerenciar os ativos industriais. realiza o compartilhamento de informações de produtos.

Rede empresarial de logística, com a Integração Out of the Box para fixação de preços e contratação de fretes de forma automatizada e simplificada; Rede de transportes ampla e crescente; Visibilidade instantânea dos preço de mercado con preços de frete garantidos em tempo real diretamente no S/4HANA.

SAP S/4HANA

O S/4HANA basicamente oferecido nas versões Cloud e On Premise. Com aperfeiçoamento destes produtos as necessidades dos clientes temos algumas variações nas licenças destas soluções. A solução On Premise agora possui a versão OCE – Private Cloud Edition, onde o banco de dados na nuvem passa a ser administrado pela SAP. Com a oferta de implantação RISE temos como metodologia a conversão do ECC para o S/4HANA. neste formato de conversão adota-se o Brownfield. Muitas empresas vêem com bons olhos uma implantação Greenfield devido à oportunidade de limpar uma base de dados suja substituindo por uma solução nova. Porém em muitos casos os clientes acham inviável a implantação Greenfield devido ao seu alto custo, tempo prolongado de projeto, e necessidade deu um time grande de implantação. Nestes aspectos abordagem Brownfield leva vantagem. o tempo de implantação é bem menor, necessita-se de uma equipe reduzida para realização do projeto, e como os relatórios de análise é possível realizar uma melhoria nos programas existentes sem a necessidade de começar do zero. No final o fator custo é o principal motivo para essa escolha pelo brownfield com conversão de dados de uma versão para outra.

Intelligent RPA na automação dos processos e eliminação de esforço repetitivo

Oi RPA é uma ferramenta essencial na tão sonhada automação dos processos para os clientes SAP. Durante a fase Business Process Intelligence do RISE with SAP será realizado uma análise minuciosa em todo o processo de negócio da empresa para capturar oportunidades de automação.

Serão apontados todos os processos da empresa que podem ser automatizados de acordo com os respectivos Scope Items do Best Practices da SAP. Dessa forma a implantação do S/4HANA eliminará esforço repetitivo do antigo legado o que possibilitará um ganho acentuado de performance na execução dos processos de negócio da empresa.

Além dessa fase temos o SAP Business Technology Platform onde nos oferece as ferramentas de automação SAP Conversational AI (CAI) e SAP Intelligent RPA (iRPA). temos também o Application Modernization com possibilidade de customização de processos através de desenvolvimentos de aplicações no FIORI.

Demonstração do iRPA com ganho nos processos.

Vamos assistir a uma demonstração de importação de lançamentos contábeis através do RPA. Este robô é capaz de interagir como sistema operacional do seu micro, banco de dados ou até mesmo outros sistemas retornando com informações para dentro do SAP. Representa muito mais do que um processo repetitivo, como por exemplo numa migração de dados transacionais ou dados mestres. Neste exemplo da demonstração será armazenada informações dos documentos contábeis num diretório. Esta atividade possui esforço bastante reduzido uma vez que para isso não se faz necessário que o usuário tenha conhecimentos do SAP. Apenas é necessário conhecimentos do Excel. O próprio robô fará uma busca nesta pasta me levará as informações contidas no arquivo para processamento dentro do sistema S/4HANA.

O que chama atenção neste procedimento é que não foi necessário nenhum desenvolvimento adicional para implantação deste robô. Existe uma Intelligent RPA Factory onde o cliente pode consultar inúmeros robôs já disponibilizados pela SAP para pronto funcionamento. Clique neste link Intelligent RPA Factory User Guide para verificar o guia de usuários.

Onde obter mais informações?

Os dois eventos descritos a seguir trarão maior aprofundamento no assunto.

🔴 SAP Now 2021

▶️ RISE with SAP: best practices para tirar o máximo proveito da nova oferta da SAP

🔴 Eventos da Comunidade SAP

▶️Apresentações: SAP Intelligent RPA Online Track

Obrigado a todos que se interessaram neste conteúdo. Deixem seus comentários com dúvidas e perguntas. Terei o prazer em responder a todos.

Até o Próximo Blog!